domingo, 4 de dezembro de 2011

Super Junior (슈퍼주니어)



Super Junior (슈퍼주니어), também conhecido simplesmente como SJ ou SuJu (슈주), é uma boy band coreana de treze membros, criada pela SM Entertainment em 2005. Inicialmente, o grupo debutou com 12 membros, no dia 6 de Novembro de 2005, com o Single "TWINS (Knock Out). No dia 23 de Maio de 2006, a SM Entertainment anunciou a adição de um novo membro, Kyuhyun. Há mais dois integrantes que se juntam: Henry e ZhouMi.
Os 15 membros são/eram: LeeTeuk (líder), HanGeng,Kim Heechul , YeSung, KanGin, ShinDong, SungMin, EunHyuk, DongHae, SiWon, RyeoWook, KyuHyun, Henry e ZhouMi.
O membro chinês, HanGeng, foi escolhido entre 3.000 competidores através de audições feitas na China pela SM Entertainment em 2001. Mas no início de 2010 ele se retirou da banda por motivos culturais.
As notícias de que a SM Entertainment tinha planos de formar um grande grupo projeto se espalhou pela internet em 2004. No começo de 2005, a SM Entertainment confirmou os rumores e anunciou uma grande boy-band de 12 membros que debutaria perto do fim do ano, promovendo o grupo a ser "O Portão do Sucesso na Asia". Por um tempo, o grupo seria chamado de O.V.E.R., sendo uma sigla de "Obey the Voice for Each Rhythm" (Obedecer a Voz para Cada Ritmo). Logo o grupo se tornou conhecido como Super Junior 05, a primeira geração do Super Junior.
A maioria dos membros foram atores, MCs, modelos ou DJs antes de debutar. HeeChul, SiWon e KiBum debutaram em dramas e filmes. LeeTeuk, YeSung, KangIn, ShinDong, SungMin e EunHyuk se apresentaram na televisão e se tornaram DJs e MCs ativos depois do debut. HanGeng fez sua primeira aparição como modelo.A sua Banda perferida são as Super Girls.
O Super Junior 05 fez sua aparição pre-debut no canal coreano M.NET no dia 11 de Setembro de 2005. No showcase, eles perfomaram vários estilos de dança 'hip-hop'. O grupo dançou "Take It To The Floor" do B2K. HanGeng, EunHyuk e DongHae também perfomaram uma dança separados do grupo, dançando "Caugh Up" do Usher. Entretanto, a performance não foi ao ar na TV até 16 de Maio de 2006, como segmento no Super Junior Show, o primeiro documentário do grupo na TV.
Super Junior 05 debutou em uma aparição na TV como um grupo no SBS Inkigayo, no dia 6 de Novembro de 2005, como um grupo projeto de 12 membros. O grupo performou seu primeiro single, "TWINS (Knock Out)". Um single digital com "TWINS (Knock Out), "You Are The One" e mais três faixas adicionais foram lançadas online no dia 8 de Novembro de 2005. Um CD single foi agendado para ser lançado em Novembro, mas, ao invés disso, um álbum mais completo, SuperJunior05 [TWINS], foi lançado no dia 7 de Dezembro de 2005. O álbum vendeu 28,536 de cópias no primeiro mês de lançamento e debutou em #3 no chart mensal de Dezembro de 2005.
Para ajudar na promoção do grupo, a companhia fez um novo projeto: o Super Junior 05 colaborou com outra boy-band da mesma gravadora, o TVXQ. Eles lançaram um single de inverno chamado "Show Me Your Love", uma faixa pop-alegre para a época do Natal. Durante esse tempo, os dois grupos eram vistos nos mesmos programas juntos para promover seu single. "Show Me Your Love" se tornou o top-seller de Dezembro de 2005.
Depois que acabaram as performances e promoções de "Show Me Your Love", o Super Junior 05 caminharam para seu segundo single, "Miracle", uma música no estilo "pop-chiclete". "Miracle" foi o primeiro single do grupo a atingir #1 em diferentes charts da Coréia do Sul e também em charts de outros países, como a Tailândia. Esse era para ser o último single do SuperJunior05 [TWINS] a ser promovido. Como as promoções de "Miracle" foram lentamente acabando, a SM Entertainment decidiu substituir alguns dos membros originais por novos membros. Antes do debut do Super Junior 05, a intenção era de ser um grupo rotatório com novos membros substituindo os antigos membros que sairiam do grupo. Depois do Super Junior 05, Super Junior 06, a segunda geração, debutaria e a gravadora começou a agir para anunciar novos membros. No entanto, depois da audição do 13º membro, o grupo projeto se transformou em um grupo permanente e se tornou conhecido apenas como Super Junior, sem o sufixo "05".

Sub-bandas
Super Junior K.R.Y
O Super Junior K.R.Y. é um trio formado pelos integrantes do Super Junior KyuHyun, RyeoWook e YeSung. Eles participaram da trilha sonora do Drama de TV Hyena, com um total de 3 músicas no álbum, incluindo a música-tema. O trio é parte de uma estratégia da SM Entertainment de não limitar as atividades dos garotos apenas ao Super Junior; o grande lance desta estratégia está no fato de que os integrantes do Super Junior não cantem apenas um estilo música, mas vários e diferenciados como pop, dance, baladas, trot, etc. A primeira apresentação oficial do K.R.Y. foi em 4 de Novembro de 2006, no 'Music Bank' da KBS TV e desde então os garotos vêm apresentando-se ao vivo onde são convidados. Além disso, muitos integrantes do Super Junior têm aparecido em diferentes locais, em performances individuais, outros até possuem seus próprios programas de rádio; três dos garotos do Super Junior permanecem como apresentadores do 'M!Countdown' da Mnet TV.
Em algumas apresentações ao vivo, os integrantes do grupo substituíam outros enquanto estes se apresentavam em grupos menores, e cada um apresentava uma quantidade de músicas. Esta estratégia causou muitas especulações sobre o fim da banda, porém não passa de uma forma de que cada garoto possa executar suas particularidades musicais. Como estes pequenos grupos são raramente permanentes, a constante junção e reunião formando pequenos grupos é uma maneira de 'testar' várias possibilidades, e pela avaliação que os grupos receberam, uma clara avaliação dos testes de marketing concluíram que há uma grande chances destes sub-grupos virem a reaparecer nas apresentações do Super Junior. O caso em questão é o K.R.Y. Cada membro desenvolveu uma personalidade pública individual e uma base de fãs consistente, os responsáveis pelos testes de grupo resolveram reunir os três garotos em um grupo pois estes dividiam qualidades particulares na música muito similares e tendo realizado testes com apresentações particulares de músicas cantadas por cada um deles. Os integrantes do K.R.Y., até o momento, têm mostrado serem os possuidores dos vocais mais poderosos dentre grupo, e desenvolveram um estilo individual ao estilo de cantores de baladas românticas (um estilo que vem provando sua popularidade nos últimos anos, mesmo que a estagnação desse estilo no momento esteja fazendo o mesmo perder muito de sua essência como estilo próprio).
Super Junior T
No começo do ano de 2007, um outro sub-grupo nomeado Super Junior T foi criado. Os seis integrantes são: LeeTeuk, HeeChul, KangIn, ShinDong, SungMin e EunHyuk. O 'T' de 'Super Junior T' vem da palavra 'trot', estilo de música coreano, que fez muito sucesso na década 80. O grupo lançou seu primeiro single, 'Rokkugoh!!' ('Rokkugoh' é a inversão da palavra 'Gokkuro' que em português significa 'Para Trás' ou 'Ao Contrário') em uma rádio no dia 23 de Fevereiro de 2007. Embora o single tenha sido um sucesso, os integrantes não tinham muita certeza sobre a compreensão do estilo do grupo, temendo que suas fãs rejeitassem o sub-grupo pelo estilo trot ser mais direcionado para um público mais velho. O sub-grupo fez sua primeira apresentação na televisão com a cantora de trot Bang ShilYi, com a qual cantaram 'ChotCha', no dia 25 de Fevereiro de 2007 no programa 'InkiGayo'. Desde então, o grupo vêm conquistando fãs jovens e adultos, trazendo de volta a moda 'trot' ao público coreano.
Super Junior M
É o primeiro sub-grupo destinado a atuar em um país entrangeiro e também o primeiro grupo produzido pela Korea's CT (Culture Technology). O nome, Super Junior M, vem de Mandarim, língua oficial da China, mercado onde o grupo atua. O grupo consiste de HanGeng (líder da banda), SiWon, DongHae, RyeoWook KyuHyun e os mais novos integrantes do grupo M , Lee SungMin e EunHyuk, além de dois integrantes que não fazem parte do Super Junior, Zhoumi e Henry. O Super Junior M é definitivamente o sub-grupo do Super Junior que causou mais polêmica, mesmo antes de sua estréia oficial, quando cogitava-se que iria se chamar Super Junior China e já se sabia que teriam integrantes que não fazem parte do Super Junior oficialmente. Desde o anúncio da participação de Henry e Zhoumi em uma sub-banda do Super Junior, no dia 2 de Outubro de 2007, o fã-clube oficial do Super Junior, E.L.F, protestou de várias maneiras contra a entrada de integrantes que não fizessem parte do Super Junior na banda. No dia 3 de Novembro de 2007, mais de mil fãs apareceram na frente do prédio da SM Entertainment, protestando cantando músicas do Super Junior e gritanto 'Somente 13', frase que virou o slogan do protesto dos fãs.
A estréia oficial do Super Junior M foi no dia 8 de Abril de 2008, na 18º edição da premiação chinesa Chinese Music Awards. Desde então, o grupo vem se apresentando na China em vários programas de TV, rádio e premiações e está fazendo grande sucesso, mesmo com a não-aceitação dos fãs coreanos. O Super Junior M vêm recebendo bastante atenção do mercado chinês e inclusive já recebeu um prêmio na '5th Annual Music King Awards', em Macau, de Melhor Grupo Estreiante da Ásia.
O primeiro álbum do Super Junior M, Me, foi lançado no dia 23 de Abril de 2008, e contém além de versões chinesas de músicas do Super Junior de grande sucesso como U, Miracle, Marry U e outras, versões de músicas de artistas chineses e músicas inéditas.
HanGeng (líder) saiu da banda após a declaração de rescisão do contrato de SM Entertainment em 21 de dezembro de 2009.
Integrantes Adicionais
Nome: Henry Lau | Liu Xian Hua
Nome Artístico: Henry
Data de Nascimento: 11 de Outubro de 1989
Primeira Aparição: Setembro de 2007, no MV de Don't Don

Nome: ZhouMi
Nome Artístico: ZhouMi | Jumyuk (Córeia)
Data de Nascimento: 19 de Abril de 1986
Primeira Aparição: Super Junior M.
Super Junior Happy
O Super Junior Happy, consiste dos integrantes LeeTeuk, KangIn, ShinDong, EunHyuk, YeSung e SungMin. Antes de se apresentarem com o nome de Super Junior Happy, os seis integrantes já haviam se apresentado no dia 3 de maio no Power Concert com a música do segundo álbum do Super Junior, Mirror. O grupo teve sua estréia oficial no polêmico Dream Concert 2008, que aconteceu no dia 7 de Junho de 2008. Um dia antes da apresentação, o grupo participou de seu primeiro encontro de autógrafos com as fãs para comemorar o sucesso das vendas do primeiro mini-álbum.
O primeiro mini-álbum do grupo foi lançado no dia 9 de Junho, e se chama 'Cooking? Cooking!'. As músicas do Super Junior Happy, como o nome já diz são alegres e divertidas, assim como o visual que os integrantes assumiram para participar do sub-grupo.
Desde sua estréia, o grupo já causou muita repercussão e sucesso, ficando em primeiro lugar em vendas já na primeira semana em que o mini-álbum foi lançado e em enquetes na internet sobre música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário